domingo, 30 de dezembro de 2012

O filme do fim-de-semana!


Filho do administrador do jardim zoológico de Pondicherry, na India, Pi Patel possui um conhecimento enciclopédico sobre animais e uma visão da vida muito peculiar. Quando Pi tem dezasseis anos, a família decide emigrar para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Porém, o navio afunda-se logo nos primeiros dias de viagem e Pi vê-se na imensidão do Pacífico a bordo de um salva-vidas acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala. Em breve restarão apenas Pi e o tigre, e a única esperança de sobreviverem é descobrirem, de alguma forma, que ambos precisam um do outro...



A polémica

Este filme é uma adaptação do livro A Vida de Pi, porém este livro é acusado de plágio pelo jornal britânico The Guardian. O motivo? Existe um livro brasileiro com o título Max e Os Felinos,  de Moacyr Scliar, lançado em 1980 e traduzido para inglês em 1990, praticamente igual ao de Yann Martel, escritor canadiano e autor da obra Life of Pi. E o mais engraçado é que Yann Martel foi o grande vencedor do prémio Booker Prize, um dos maiores prémios literários da língua inglesa. 

O escritor Moacyr Scliar fala neste vídeo sobre o assunto:


O alemão Max, um garoto sensível, cresceu sob a severidade de seu pai que sempre lhe incutiu medo e insegurança. Envolve-se, mais tarde com Frida, esposa de um militar nazi e tem de abandonar o país. O navio naufraga e Max é obrigado a dividir o pequeno espaço de um barco salva-vidas com um imenso Jaguar, um felino que sempre o aterrorizou. 
O livro tornou-se conhecido após o autor, Moacyr Scliar, comentar num jornal que o Best Seller A vida de Pi seria parcialmente um plágio do seu livro Max e os Felinos. 
Moacyr Scliar conquistou, pela qualidade de seu trabalho, um lugar de destaque na literatura 
moderna brasileira. É um autor consagrado e os seus livros têm sido traduzidos para vários idiomas.

Sem comentários: