domingo, 8 de maio de 2011

No meu mundo...

A aula passada, terminámos a matéria e ainda não era hora de saída; os alunos pediram para sair mais cedo. Disse-lhes que não podia ser.
- Ó professora, deixe lá sair! Já demos tudo hoje...
- Pois, não podemos sair, mas podemos conversar.
- Conversar sobre o quê?
- Sobre vocês, contem-me coisas sobre a vossa vida...
Não concordaram, queriam era saber sobre mim...
- Professora, estamos quase no fim do ano e não sabemos quase nada sobre si. Já que temos de ficar na aula, conte-nos coisas sobre a sua vida, os seus gostos...
Fiquei a olhar para a turma, surpreendida.
Não gosto de falar de mim, sou bastante reservada. Não costumo falar sobre a minha vida com ninguém (e quando digo com ninguém, é mesmo com ninguém!) Mas, agora, os meus alunos queriam fazer perguntas sobre a minha vida, sobre mim.
- Ó professora, a professora de português do 5.º ano passava a vida a falar na filha, no marido... Dizia que a filha era estudiosa, boa aluna... que o marido era trabalhador, honesto... Chegava até a contar como era a casa dela, as férias... Depois no 6.º ano, tivemos um professor que estava sempre a falar nas filhas, a compará-las connosco...
- Mas, eu não falo de mim nas aulas, nem da minha vida. Mas, pronto, o que é que querem saber?
- Ó professora, nós sabemos que tem uma filha, porque nos disse outro dia que não podia ficar para ver o nosso jogo, porque tinha de ir buscar a sua filha.
- Sim, tenho uma filha e tenho um filho.
- É casada, professora?
- Ó Fábio, se a professora tem dois filhos é casada, não achas?
- Olha, eu vivo só com a minha mãe, a professora também podia viver só com os filhos.
- Sou casada e vivo com o meu marido e com a minha filha. Ao fim-de-semana o meu filho junta-se a nós. Ele está a estudar em Lisboa. Já estão satisfeitos?
- Por agora sim...
- Então vamos lá sair, são horas do intervalo.

Sem comentários: