terça-feira, 3 de maio de 2011

Os Maias - As personagens

23.



5. Personagens

A personagem, sempre fictícia mesmo que seja baseada numa pessoa real, é o agente da acção. Numa narrativa não existem pessoas, mas sim personagens.



5.1. Relevo (é dado pelo destaque que a personagem apresenta no desenvolvimento da acção)


5.1.1. Principal ou protagonista (é a mais destacada, é em torno dela que se desenrola toda a narrativa, é ela que se destaca na acção; pode ser individual ou colectiva.)

5.1.2. Secundárias (interagem com a personagem principal, relacionando-se com ela, participam na acção sem um papel decisivo.)

5.1.3. Figurantes (têm a função de ajudar a construir o ambiente, não tendo intervenção na acção.)

5.2. Concepção (é dada pela dimensão e complexidade psicológica da personagem.)

5.2.1. Planas - Personagens estáticas, sem vida interior, sem densidade psicológica, dado que não alteram o seu comportamento, nem evoluem psicologicamente; definidas de forma linear por um ou vários traços que as acompanham ao longo da obra.

5.2.2. Modeladas ou redondas - Personagens dinâmicas e com densidade psicológica, cheias de vida interior, capazes de surpreenderem o leitor pelas suas atitudes e comportamentos.

5.3. Caracterização


5.3.1. Processos de caracterização

a) Directa
- Através dos elementos fornecidos pelo narrador.
- Através das palavras da personagem e das outras personagens.
- Com a descrição dos aspectos físicos e psicológicos.
- As personagens revelam os seus problemas, as suas intenções ou as suas ideias através de monólogos, de cartas, de canções, de sonhos...

b) Indirecta
A partir das atitudes, dos gestos, dos comportamentos e sentimentos da personagem ou a partir dos símbolos que a acompanham, o leitor forma as suas próprias opiniões acerca das características físicas ou psicológicas da personagem.



5.3.2. Níveis de caracterização

a) Físico

- Indicação de particularidades como altura, estatura, cor dos olhos…

- A caracterização física é geralmente feita de forma directa, mas o facto de a personagem ser apresentada a carregar grandes pesos indica uma constituição física robusta, dando-nos, assim, uma característica física de forma indirecta.

b) Psicológico

- Indicação de particularidades como hábitos, sentimentos, temperamento, relacionamento com os outros…

- A caracterização psicológica feita de forma directa é, normalmente, realizada através de adjectivos como sensato, teimoso, obstinado, perspicaz, tolerante, agressivo…

- Quando é realizada de forma indirecta, é ao leitor que cabe a atribuição das qualidades a uma personagem, deduzida através do seu comportamento e atitudes.

c) Social

- Indicação de particularidades como profissão, estatuto económico, nível cultural…

- A caracterização social feita de forma directa é, normalmente, realizada através de adjectivos como rico, pobre, culto, desfavorecido, desempregado…

- Quando é realizada de forma indirecta é o leitor que tem de inferir a qualidade da personagem, tendo em conta, por exemplo, o local onde mora a personagem, a roupa que veste…

(A roupa que a personagem veste pode dar indicações de vários níveis: roupa de marca muito cara pode revelar o meio social a que pertence; roupa amarrotada e que não combina pode indicar uma personagem desleixada, desmazelada.

Uma expressão como “olhos de um azul perspicaz” indica, ao mesmo tempo, um aspecto físico, a cor dos olhos, e um aspecto psicológico, a perspicácia da personagem.)

Há n’ Os Maias duas espécies de caracterização: a DIRECTA, feita sobretudo pelo narrador através do retrato mais ou menos pormenorizado, que aparece quando surgem pela primeira vez em cena as personagens, e a INDIRECTA, dada pela actuação das personagens e confirmando, no geral, a directa.

Podemos dividir as personagens em dois grupos: personagens da comédia (cenas da vida romântica) e personagens da tragédia (intriga central).

As personagens da comédia, ou dos ambientes (episódios da crítica social) são personagens PLANAS, verdadeiros tipos sociais que encarnam os defeitos da época.

24.


Sem comentários: