sábado, 21 de maio de 2011

Sementes de Linhaça


Descobri estas sementinhas e digo-vos... são maravilhosas! Vejam porquê?

A linhaça é um alimento funcional por excelência com fibras, proteínas e ácidos gordos polinsaturados, como o ómega 3 e o ómega 6, que promovem o bom funcionamento do organismo. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ómega 3 existente na natureza. A moagem da semente permite uma melhor assimilação dos seus componentes e uma maior efectividade.
Esta semente pode ajudar muito na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.


Composição nutricional presente em 15 g de Sementes de Linhaça:

Valor calórico - 43 Kcal
Hidratos de carbono - 1 g
Proteínas - 2 g
Gorduras totais - 3 g
Fibra alimentar - 3 g
Ómega 3 - 58%
Ómega 6 - 16 %
Sódio - 7,8 mg


Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fito químicos parecidos com o estrogénio, que têm propriedades anti-cancerígenas, principalmente em relação ao cancro da mama e do cólon. Contém ainda vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, deve triturá-la numa picadora. Depois, guarde-a no frigorífico, longe da luz. Desta forma, a sua utilização será ainda melhor.

As sementes podem ser adicionadas em iogurtes, saladas, sumos, batidos, misturadas nos cereais, nas massas para o pão e para os bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou a gordura utilizada nas suas receitas. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 de uma chávena de óleo, substitua por 1 colher (sopa) de sementes de linhaça moídas.

Benefícios destas sementinhas douradas ou castanhas

Vitalidade Física:
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos recuperam-se rapidamente da fadiga do exercício físico.


Perda de Peso:
A linhaça moída é excelente para baixar o peso, pois elimina o colesterol rapidamente.
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se deseja baixar o seu peso, tome uma colher a mais do que o recomendado.

Combate ao Cancro:
da mama, da próstata, do cólon, do pulmão...
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no combate ao cancro se recomenda combinar sementes de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

Condições da Pele e do Cabelo:
Com o consumo regular de sementes de linhaça, notará que a sua pele se torna mais suave. É útil para peles secas e peles sensíveis aos raios do sol. Ajuda em problemas de pele como a psoríase e a eczema.
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda da cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas...
É excelente para a calvície.

Sistema Digestivo:
Previne ou cura o cancro do cólon. Ideal também para a artrite, a prisão de ventre e a acidez estomacal.
Lubrifica e regenera a flora intestinal.
Expulsa os gases gástricos. É um óptimo laxante.
Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.

Sistema Nervoso:
As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para o teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores (reanimações naturais).

Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui um grande número de inflamações, tais como a gastrite, hepatite, artrite, colite, amigdalite, meningite…

Retenção de Líquidos:
O consumo regular da linhaça, ajuda os rins a expelir água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre a inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do cancro e as doenças cardiovasculares.


Sistema Imunológico:
A linhaça alivia alergias, é efectiva para o LUPUS.
A semente de linhaça, por conter os azeites essenciais, Ómega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.


Sistema Cardiovascular:
É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial , arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
É excelente para regular o colesterol ruim.
O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
Uma das características da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, que regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.

Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extracção desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ómega-3.

Funcionamento Intestinal:
Para a melhoria do funcionamento intestinal, de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" durante 12 horas. Passadas essas horas, tome a água em jejum, pela manhã.
Para evitar o desperdício, as sementes podem ser adicionadas a saladas, iogurtes, sumos, batidos…

Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, na menopausa:
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM e na menopausa, consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada, polvilhada sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.

Para combater a obesidade:
Duas colheres de sopa de linhaça trituradas, misturadas com água ou sumo. Deve tomar-se todos os dias, 4 vezes ao dia.


Modo de Usar:

Duas ou três colheres de sopa, por dia, trituradas, misturadas com sumo de fruta, ou sobre a fruta, ou com os cereais, ou com iogurte ao pequeno-almoço ou ao almoço na sopa ou em qualquer outro prato. Podem tomar pessoas de todas as idades, inclusive mulheres grávidas.

Sem comentários: