quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Reis Magos com máscaras

Os Três Reis Magos

Segundo a tradição cristã, três Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Belchior que simbolizavam todos os povos e nações do mundo) receberam a notícia do nascimento de Jesus, em finais de Dezembro. Vindos do Oriente, seguiram durante dias uma estrela muito brilhante que os guiou até à gruta onde o Menino repousava, deitado numa manjedoura com palha, aquecido pelo bafo de uma vaca e de um burrinho e sob o olhar atento de São José e de Nossa Senhora. Os Reis traziam presentes para ofertar ao Filho de Deus: ouro, incenso e mirra.


O árabe Baltazar: trazia incenso, significando a divindade do Menino Jesus.

O indiano Belchior: trazia ouro, significando a sua realeza.

O etíope Gaspar: trazia mirra, significando a sua humanidade.


Em Espanha, este dia é muito especial. Ontem, antes de irem dormir, as crianças colocaram o sapatinho num lugar definido, ao lado de um lanchinho que prepararam para as “visitas misteriosas”, que lhes terão deixado os presentes desejados. Os meninos e meninas escreveram cartas aos reis que foram posteriormente recolhidas pelo carteiro e pelo pajem real. Hoje, a pequenada saberá se os seus pedidos foram respeitados. Aqueles que não se portaram bem durante o ano, sofrerão a sua maior desilusão, pois verão no seu sapatinho apenas sacos de carvão.



Máscaras da Ásia


Em Leiria, poderão ver a exposição - Máscaras da Ásia - até dia 25 de Janeiro. Foi esta exposição que visitei no passeio que fiz com o meu filho. Aqui fica uma pequena amostra para já desta exposição, mas fiquem atentos, pois voltarei a falar e a publicar mais fotos deste evento cultural.
Esta exposição conta com 166 máscaras do núcleo de 500 que integra a colecção Kwok On, do Museu do Oriente. Pretende-se mostrar a diversidade estética e funcional deste tipo de objectos na Ásia. A sua função, que na origem esteve ligada a rituais religiosos, é reproduzir o património religioso e cultural das comunidades de origem, dando a conhecer os seres sobrenaturais, as divindades e os animais fantásticos que povoaram e que povoam ainda o imaginário local. À semelhança das esculturas nos templos, as máscaras são objectos sagrados, pois nelas reside a potência dos espirítos que representam. Hoje em dia, como noutros tempos, são utilizadas em espectáculos diversos como danças e teatros.


Máscara em cima à esquerda do Sri Lanca: Panca Nari Chata - o pote das cinco mulheres assegura a fertilidade e protege os partos. Máscara em madeira do Teatro Kolam.













Por falar em teatro...





Trabalhinhos:

Presépios




4 comentários:

Mona Lisa disse...

Olá Mena

Um post super instrutivo.

Os meus parabéns.

Tenho o vídeo da história do teatro que tencionava publicar no dia Mundial do Teatro. Espero que não te importes.

Bjs.

Lisa

artes_romao disse...

boa noite,td bem?
mais um post muito giro,heheh...
adorei.
parabéns pelo presépio também.
fica bem,jinhos***

ஜ♥_Sabrith_♥ஜ disse...

Muito legal esse post Mena
As máscaras estão fantasticas!
Bjokas

Dulce disse...

Olá Mena,
Há já algum tempo que não te deixo um comentário, mas passo por cá:)
Desejo-te um feliz ano 2010, que seja em dobro aquilo que de melhor houve em 2009.
Adorei os presépios. Ando meia preguiçosa com trabalhos, tenho outros:))
Bom fim de semana.
Beijinhos
Dulce