sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Flagrantes em Cem Soldos e festival e...



E lá fomos a Cem Soldos, convidados pela Sofia, ver a sua representação. Antes de chegarmos ao local  onde seria apresentada a peça, tirámos algumas fotos para mais tarde recordarmos...


Completamente apanhada em flagrante... A fazer de fotógrafa...


A verdade é que, por causa de uma viatura estacionada, para tirar a foto a estes cartazes, tive de fazer aquela figurinha... uma ginástica!


Pronto, a partir daqui já são só fotos, mais ou menos, normais...


O Festival "Bons Sons" é o evento que atrai mais pessoas ao concelho de Tomar.
São esperadas cerca de 40 mil pessoas neste festival de características únicas no país, por ser realizado numa aldeia e por apostar na música portuguesa.
Este ano vão ser 42 concertos em sete palcos durante quatro dias além de muitas outras atividades paralelas.





Cerca de uma centena de voluntários colabora na organização do Festival Bons Sons que começou na quinta-feira, dia 16 e se prolonga até domingo, dia 19 na aldeia de Bons Sons, concelho de Tomar.
A poucas horas do início do festival a azáfama era grande e uma equipa de mais de 100 pessoas trabalhava para que nada falhe.




Na aldeia o ambiente era de muito trabalho com a montagem dos palcos, das tasquinhas, das bancas para a feira de marroquinarias, das bilheteiras e de todos os equipamentos de apoio aos participantes no festival.
De edição em edição (de dois em dois anos) a organização vai melhorando aspectos tão diferentes como a programação, o estacionamento, o campismo, o tratamento dos resíduos, etc.. 



Este ano a aposta vai para a redução de lixo e de poluição. Para evitar o amontoar de copos de plástico a organização disponibiliza uma caneca de alumínio (2 euros com direito a uma bebida). Para facilitar as deslocações Cem Soldos / Tomar e reduzir a pegada ecológica de tantos carros a circular, a organização favorece quem se desloca em comboio e disponibiliza um Transfer que liga as estações da CP de Tomar e Paialvo ao recinto do Festival em Cem Soldos.


À entrada da sala onde ia decorrer a representação teatral: See you later alligator.


"See you later Alligator" é a primeira co-criação de Goreti Mourão e Sofia Seno, que começam agora uma série de novos projectos onde congelam o teatro físico e emudecem o teatro da palavra. Também pela primeira vez, o Festival BONS SONS sai da esfera da programação para se dedicar também à coprodução com o objectivo de promover o trabalho de jovens criadores do concelho.


O projecto desta co-criação pretende criar novos padrões, novas lógicas teatrais. Há a vontade de fabricar o contemporâneo do contemporâneo e a rejeição de homens-marionetas. Com "See you later Alligator" as criadoras e actrizes da peça assumem uma vontade de pisar um palco que não é um palco, é o mundo, com novas ideas e com novos estímulos. O seu teatro não é moralista, mas antes de aprendizagem, até com o que se pensava não gostar.
Nesta peça aborda-se o conflito do artista e a busca da perfeição, a busca da obra e a constante negação da mesma. Na inspiração houve vários autores e artistas: Franz Kafka, René Magritte, Samuel Beckett, Davide Enia, os nossos "colegas artistas", e claro Bill Haley and The Comets. 





Segue dentro de momentos...

Sem comentários: