sábado, 18 de agosto de 2012

Sofia Seno em cena com Goreti Mourão


Fomos convidadas pela Sofia para vermos a sua actuação e ela não precisou de dizer duas vezes... nós, as ex-professoras felizardas da Sofia, estamos sempre prontas para ver o sucesso dos nossos alunos a crescer, crescer, crescer... que o limite seja o céu e mais além! É tão bom sentirmos que contribuímos de algum modo para a sua formação, é um orgulho imenso, o coração quase nos sai pela boca...
Adiante, se não ainda choro de emoção...


A mãe babada, o primo e a vaidosa da professora de História a aperaltar-se toda para ficar bonita na foto, completamente apanhada em flagrante....


Vou falar então das meninas, jovens actrizes, com um "c" a gritar bem alto a sua importância, tão grande como as protagonistas da peça...


A nossa Sofia licenciou-se em Teatro na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Realizou estágio curricular no Teatro Praga, como assistente de encenação em Susana Pomba, de André E. Teodósio (CCB 2011). Já colaborou com O Bando em os bigodes na Res Publica; Casa Conveniente em Inferno (Culturgest 2010); La Fura Dels Baus, em Nacimiento de Pixie (Coliseu dos Recreios 2011); Inestética Companhia Teatral, em Empty Space (Teatro Municipal de São Luiz 2011).
Co-criou Eu em Desassossego (Casa dos Barcos 2007); com André Santos Queen Queen (2010); Não tenho a tua vida com texto de Miguel Castro Caldas e orientação de André E. Teodósio (Festival Fatal 2011); com Goreti Mourão Não queiras agradar ao Lobo Mau (2012). É membro fundador da Cirurgião Amarelo, com Goreti Mourão, onde desenvolvem projectos em Colaboração Criativa.


Goreti Mourão licenciou-se em Teatro pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Realizou estágio curricular na companhia de Teatro Cão Solteiro como intérprete em Shoot the Freak, de Cão Solteiro e André E. Teodósio (Culturgest 2010). Já colaborou com a Casa Conveniente em Inferno (Culturgest 2010), La Fura Dels em Nascimiento de Pixie (Coliseu dos Recreios 2011), Inestética Companhia Teatral, em Empty Space (Teatro Municipal de São Luiz 2011). Co-criou com Sofia Seno. Não queiras agradar ao Lobo Mau (2012). É membro fundador da Cirurgião Amarelo, com Goreti Mourão, onde desenvolvem projectos em Colaboração Criativa.


Pela boca das jovens actrizes: 
- Decidimos  que estava na hora de agir. De criar algo nosso e iniciar assim a nossa carreira. Como não nos sentimos nem actrizes nem encenadoras, mas sim uma espécie de aspirantes a artistas, o que nos dá realmente gozo é criar: o texto, as imagens e os conceitos. Queremos criar novos padrões, novas lógicas teatrais. Queremos fabricar o contemporâneo do contemporâneo e não queremos homens-marioneta.
"See you later Alligater" surge assim de uma vontade de pisar um palco que não é um palco, é o mundo, com novas ideias e ideais, com novos estímulos, que queremos fazer passar. O nosso teatro não é moralista, mas aprende-se sempre, até o que se pensava não se gostar.


Art Suicide. Os artistas são deuses. Ser artista é "ser maior do que os homens". Sou artista de variedades: a minha testa é uma auto-estrada, o meu nariz é um escorrega, a minha boca é um barco à vela, os meus olhos são bolas de cristal e as minhas palavras são gotas de sabedoria divina. Resumindo, os "h" são as novas reticências e William Shakespeare era uma mulher. Aqui, esperar pela arte é como esperar pelo Godot.





Omni motus, quo celerior, eo magis motus
Quanto mais acelerado, tanto mais qualquer movimento é movimento.


 - Porque é que vais sempre à minha frente e nunca vais ao meu lado?
- É para ver se andas mais depressa.


Eu não quero ser um escaravelho.


Todos temos a noção daquilo que não queremos ser, mas será que para atingirmos os nossos objectivos, acabamos por nos transformar naquilo que não queríamos?


We're plastic but we still have fun.


Estamos prestes a ter uma diarreia cerebral. Ou já a tivemos, quando escrevemos estes textos.


My head is killing me.



See you Alligator não é teatro, é uma ideia transformada num sonho. Não é real, mas pode ser uma metáfora de realidade. Não tem a ver com nada, mas tem a ver com todos. Eu não sou eu, mas podia ser.




My ego is killing me.


Uns bebem para esquecer, outros esquecem-se de beber e tentam desesperadamente agarrar-se ao cubo de gelo.


Sim, tu agarras a ideia com toda a força. Às vezes tens sorte e consegues ficar com ela, outras vezes aparece alguém, rouba-ta e vai vendê-la na feira da ladra. 
Alguém tenta defender-te e leva um pontapé no peito, directamente no coração.
Às vezes. pensas que vale a pena lutar, mas um dia, quando não estiveres à espera, alguém está à tua espera escondido num beco e tira-ta.



Estiveram presentes no nosso processo criativo À espera de Godot, O Rinoceronte, Franz Kafka, Davide Enia, Leonardo Da Vinci, Nietzsche, René Magritte e, claro, Bill Haley and The Comets.



E no fim do espectáculo um pequeno convívio com os pais destas meninas, pessoas muito simpáticas, sentimo-nos da família. Um beijo grande a todos e o nosso agradecimento pelo carinho com que nos receberam.




Sofia e Goreti, já sabem, quando nos quiserem convidar, estejam à vontade. Muito sucesso e tudo de bom para as duas, vocês merecem!


Sem comentários: