quarta-feira, 20 de junho de 2012

dos exames e da qualidade do ensino


Hoje, no "Discurso Direto" da TVI24 (15h-16h), mais uma intervenção brilhante do Professor Santana Castilho. O tema em questão eram os exames nacionais e eventual relação com a qualidade do ensino, mas muitas outras feridas foram tocadas por este especialista em gestão educacional. Pena que, de novo, em horário obscuro. Pena que, outra vez, sem o contraditório que se impunha - uma discussão que valesse e durasse e fosse (muito) vista. Ficou o repto de um contraditório com os políticos responsáveis, associações de pais, professores.. Repto sempre lançado pelo Professor (e tanto que o vêm requisitando as televisões ultimamente) estranhamente (ou talvez não..) nunca atendido pelos visados. Razão de sobra para perguntar, "quem tem medo de Santana Castilho?"- Teve-o com toda a certeza Mª L. Rodrigues e os seus capatazes, que com ele nunca ousaram um 'frente-a-frente', têm-no inequivocamente, também, PPC e Nuno Crato e Cia.. 
Por parte da jornalista Paula Magalhães, que me surpreendeu muito agradavelmente, ficou, pelo menos, a declaração da sua disponibilidade, a promessa de um programa finalmente sério sobre esta urgente temática da Educação em Portugal -- assim ela possa. Assim, e cito-a, "todos aceitem estar presentes" .. coisa de que eu, infelizmente, mais que duvido.

Crato e o «cúmulo da cretinice administrativa»
Professor Santana Castilho deixa fortes críticas ao ministro da educação

O professor universitário Santana Castilho acusou Nuno Crato de não ter capacidade para ser ministro da Educação. No programa Discurso Direto da TVI24, o professor defendeu ainda que a nova fórmula de lançamento do ano letivo é o «cúmulo da cretinice administrativa».

«Há agora uma fórmula de lançamento do ano letivo que é de facto o cúmulo, desculpe, eu meço o termo, é o cúmulo da cretinice administrativa. Uma fórmula complicadíssima, através da qual o ministro Nuno Crato pensa que vai endireitar as escolas», disse.

Questionado pela capacidade do ministro, Santana Castilho foi peremptório em afirmar que Nuno Crato não tem «capacidade». «É um populista, é alguém que desconhece de facto os problemas de uma escola», acusou. 

excerto do programa aqui:


Sem comentários: