O
conto pertence ao modo narrativo e envolve:
·
um narrador, entidade responsável por contar a
história;
·
a narração de acção que, geralmente se concentra
num único tema ou episódio;
·
um número restrito de personagens;
·
um enquadramento espacial, geralmente
concentrado;
·
um enquadramento temporal, geralmente
correspondente a curtos períodos.
Dá-se
o nome de acção ao conjunto de acontecimentos que constituem uma narrativa e
que são relatados.
Como
é evidente, as várias acções que surgem numa narrativa não estão desligadas
umas das outras mas relacionam-se entre si.
Síntese da
acção
Rui, Guanes e
Rostabal, fidalgos arruinados, eram irmãos e viviam nos Paços de Medranhos, no
Reino das Astúrias. Encontraram, na mata de Roquelanes, um tesouro, um cofre
cheio de moedas de ouro, e decidiram dividi-lo. Como o cofre tinha três chaves ficou cada
um com a sua. Guanes foi incumbido de ir comprar comida em Retortilho e partiu.
Durante a sua ausência, Rui convenceu Rostabal a matá-lo, assim que
regressasse. Após a emboscada e morte de Guanes, Rui assassinou Rostabal, à
traição. Quando se preparava para regressar a Medranhos, deu-lhe a fome, comeu o
capão e bebeu o vinho que Guanes trouxera da vila, apercebendo-se pouco depois que
tinha sido envenenado.
“O tesouro ainda lá
está, na mata de Roquelanes.”
Estrutura da acção
Introdução/ situação inicial: dois primeiros parágrafos -
apresentação das personagens, tempo e ambiente - Rui, Guanes e Rostabal,
irmãos e fidalgos arruinados que viviam no Paço de Medranhos, no Reino das
Astúrias.
Desenvolvimento (peripécias/indícios
trágicos): do 3º até ao antepenúltimo parágrafo – descoberta do cofre, decisão
de o dividir pelos três , emboscada e assassinato de Guanes, assassinato de
Rostabal e envenenamento de Rui.
Conclusão/desenlace: dois últimos
parágrafos – situação final - descrição do espaço onde Rui e Rostabal estão
mortos e onde o tesouro permanece.
No
manual, o conto surge dividido em três partes:
·
1.ª parte – Apresentação dos irmãos de Medranhos
e do seu modo de vida até à descoberta do tesouro.
·
2.ª parte – Os assassinatos de Guanes e de
Rostabal como consequência da ganância pela posse exclusiva do tesouro.
·
3.ª parte – Morte de Rui e permanência do
tesouro na mata de Roquelanes.
Numa narrativa, as várias acções
relacionam-se entre si de diferentes maneiras:
- por encadeamento:
quando as acções sucedem por ordem temporal e em que o final de uma acção se
encadeia com o início da seguinte.
- por alternância:
quando as acções se desenrolam separada e alternadamente, podendo fundir-se em
determinado ponto da história.
- por encaixe,
isto é, quando se introduz uma acção noutra.
Organização/articulação das sequências narrativas de “O Tesouro”: encadeamento – ordenadas
cronologicamente.
Sequências
narrativas:
·
Os irmãos de Medranhos descobrem o tesouro na
mata de Roquelanes.
·
Rui afirma que o tesouro deve ser dividido pelos
três em partes iguais.
·
Cada um dos irmãos guarda a chave correspondente
a uma das três fechaduras do tesouro.
·
Guanes parte para Retortilho para comprar sacos
e comida.
·
Rui argumenta de forma a voltar Rostabal contra
Guanes.
·
Rostabal propõe a morte de Guanes.
·
Guanes regressa de Retortilho.
·
Rostabal mata Guanes.
·
Rostabal lava-se.
·
Rui mata Rostabal.
·
Rui morre envenenado.
·
O tesouro permanece na mata de Roquelanes.
Personagens
No
início do conto são-nos apresentadas três personagens Rui, Guanes e Rostabal.
Para
além dos nomes, ficamos a saber o seu estatuto social e a sua situação económica:
trata-se de três nobres falidos (caracterização social).
Inicialmente,
os três irmãos encontram-se na sua propriedade (Paços de Medranhos), uma casa
muito degradada.
As
personagens vivem em condições precárias, acentuadas pela estação focada – o
Inverno.
A
frase “E a miséria tornara estes senhores mais bravios que lobos.” Estabelece
uma relação entre as condições de vida das personagens e a sua forma de ser...
Relevo
Os
três irmãos são personagens principais.
Caracterização
das personagens (física e psicológica) e processos de caracterização (directa e
indirecta)
As
características dos irmãos de Medranhos constituem factores determinantes para
o desenrolar trágico da acção, quer as que são comuns aos três, quer as que os
distinguem física e psicologicamente.
Para
dar a conhecer as personagens, o narrador dispõe de dois processos de
caracterização distintos: a
caracterização directa e a caracterização indirecta.
Para
além das expressões que apontam directamente para determinadas características
das personagens, as suas atitudes, afirmações e comportamentos permitem-nos
também conhecê-las e caracterizá-las.
Caracterização directa dos irmãos – “os
fidalgos mais famintos e os mais remendados”; “mais bravios que lobos”.
Caracterização indirecta – “recuaram
(...) numa desconfiança tão desabrida...”; “E cada um (...) cerrou a sua
fechadura com força”...
Características físicas e psicológicas dos
irmãos – pobres, desconfiados, violentos.
Caracterização directa de Rui – “Gordo
e ruivo e o mais avisado”; “fala avisada e mansa”...
Caracterização indirecta – “começou por
decidir que o tesouro (...) pertencia aos três”; “Se Guanes, (...), tivesse
achado este ouro, não dividia connosco”...
Características
físicas e psicológicas de Rui – gordo, ruivo, o mais esperto, líder, calculista,
traiçoeiro (mata o irmão à traição)...
Caracterização directa de Guanes –
“mais leve”; “enrugado”...
Caracterização indirecta – “a parte de
Guanes seria em breve dissipada com rufiões, aos dados, pelas tavernas”; “Ao
redor da palha em que dorme, todo o chão
está negro do sangue que escarra!”; “correra (...) a comprar (...) o veneno
que, misturado ao vinho, o tornaria (...) dono de todo o tesouro.”...
Características físicas e psicológicas de
Guanes – leve, enrugado, desconfiado, pele negra, bruto, desanuviado, enfermo,
esbanjador, jogador, estragado, ganancioso, sôfrego, traiçoeiro, calculista...
Caracterização directa de Rostabal –
“homem mais alto que um pinheiro, de longa guedelha”; “barbas negras”; “longas
barbas”; “olhos raiados de sangue”; “pele negra”; “pescoço de grou”.
Caracterização indirecta – “como
compete a quem é, como tu, o mais velho dos de Medranhos”; “és o mais forte e o
mais destro”; “Guanes te tratava de cerdo e de torpe, por não saberes a letra
nem os números”...
Características físicas e psicológicas de
Rostabal – alto, cabelos compridos, longa barba negra, o mais velho,
robusto, analfabeto, ingénuo, impulsivo...
Predomina o processo de caracterização directa, visto que a maior parte
das informações são-nos dadas pelo narrador.
No entanto, os traços de traição e premeditação de Rui e Guanes são
deduzidos a partir do seu comportamento (caracterização indirecta).
Concepção/
composição
–
personagens planas.
– A personagem mais modelada é Rui, porque
foi dele que surgiram as reacções mais inesperadas e individualizadas.
(Continua)
1 comentário:
Boa, boa, professora!
Obrigada e bjos
Maria Inês
Enviar um comentário