sexta-feira, 23 de março de 2012

No meu mundo!




Operação Ovos de Páscoa

Propus um workshop (promovido pela Biblioteca) aos meus alunos do 8.º B, os mesmos alunos que participaram nesta actividade, e eles abraçaram a ideia com todos os braços, pernas... até mesmo os rapazes!
Iriam decorar ovos de Páscoa (técnica de patchwork embutido).

Lá rumámos à Biblioteca. Distribuiu-se o material: ovos de isopor (esferovite) e tecidos, x-acto, tesoura.
Expliquei o que deveriam fazer e mãos à obra.

Todos decoraram um ovo de Páscoa.

Algumas meninas escolheram criteriosamente os tecidos, apostando em cores similares, em texturas diversas; golpearam os ovos artisticamente e produziram verdadeiras obras de arte...

A dona Anabela também ficou encantada com os trabalhinhos e, se eles fazem eu também sou capaz, e pôs mãos à obra também...

Claro que a grande "vedeta" da aula foi a minha máquina fotográfica! Professora, isto é que é uma máquina fotográfica a sério!
Todos queriam tirar fotografias, quase brigavam... Por fim, lá consegui estabelecer regras...

O Pedro esteve sempre muito compenetrado no seu trabalho.

O David, sempre apressado, foi o primeiro a acabar, mas o seu ovo, coitado, ficou com um ar tão desgraçado! Nem eu lhe consegui valer! Propus-lhe desmanchar tudo e tornar a decorar... Olhou-me como se tivesse visto um extra-terrestre... Desisti.

Pausa para uma foto.

Professora, ajude-me aqui! E eu fazia um bocadinho aqui, outro ali, outro além... Devo ter colocado um pedaço de tecido em todos os ovos...

Tira-me uma foto com a professora!
David, nada de descansar o bracinho em cima de mim, vou ficar com o ombro descaído!

A professora Isabel também ajudou nas explicações...

O Tiago só queria tecidos lisos, nada de coisas muito floridas...

A Diana e a Mónica, eu e o David.

A minha vontade, às vezes, é de esganar alguns alunos... Falam pelos cotovelos, não ouvem nada do que lhes digo e, depois, dão respostas que não lembram ao diabo...

O David diverte-se a pegar todo o mundo ao colo.

A Mariana fez um ovo lindo!

O da Margarida foi, de longe, o mais criativo: os padrões, o jogo de cores...

O Micael também se apurou no seu trabalho!

Estas três são dose!

A Bárbara sempre atenta à explicação da professora Isabel.

E o resultado final.

Próximo workshop: pintura sobre seda


Sem comentários: