terça-feira, 27 de março de 2012

Um dia especial


Logo pela manhã, fui com uma amiga ao ginásio, foi a minha primeira vez. Aula de pilates, passadeira, bicicleta, alongamentos, corrida até a casa, banho, ida ao supermercado.
A cozinha ficou a cargo do meu filho, fez tofu de caldeirada. Estava de comer e de chorar por mais.
Depois, fui com os filhotes espairecer até à Foz do Arelho, leitura na esplanada, um sumo natural, uma imperial, tremoços, e eu lambuzei-me toda com um Magnum.
A tarde agradabilíssima convidava a um passeio, deixámos a esplanada e fomos passear à beira-mar.
Chegada a hora de ir buscar o carro do filhote (estava a pôr o sistema de GPL), entrámos no meu carro e lá fomos.
Ao entrar no escritório para pagar, a secretária olhou-me, sorriu e disse, eu conheço-a, foi minha professora de português. Olhei-a, tentando encontrar algum traço conhecido, mas nada me ocorreu.
Talvez se lembre do meu nome, visto não ser muito comum, chamo-me Lorena.
E fez-se luz: Óbidos, turma de saúde, 9.º ano, disse-lhe, sorrindo.
Sim, a professora era muito novinha, muito gira (ainda é, reconheci-a logo!), os rapazes andavam todos doidos consigo, mas a professora não ligava...
Lembro-me muito bem desse ano, tinha duas turmas de nono, a tua, uma turma óptima, alunos só de 4 e 5, e outra de electrotecnia, muito mazinha, só de rapazes, e oitavos.
Ó professora, éramos de saúde e, de repente, começámos todos a dizer que íamos mudar de área, queríamos ir para humanidades, lembra-se?
E a professora Antónia irrompeu pela sala de professores, depois de lhe terem dito que iam mudar de área e começou a perguntar-me o que vos tinha feito... Apanhei um susto, ela estava mesmo zangada...
Ainda me lembro, aliás, nunca mais me esqueci das expressões que a professora utilizava.
Sorri, adivinhava já o que ela ia contar. Ainda te lembras?
Como poderia esquecer: "Hum, vejam só que delícia de poema!"; "Este verso não é mesmo delicioso?"; "Vamos lá saborear estas palavras!"; "Oiçam o barulho das palavras!"; "Apalpem as palavras!"; "Vejam o que está dentro das palavras, que imagens escondem elas!". Ao princípio, ríamos e a professora com um ar muito sério. E quando a professora dizia: "Quero-vos todos pendurados, suspensos, nas minhas pestanas!" E o João sempre a falar e a professora: "João, recolhe o teu espírito!". E ele, muito aflito, a perguntar, recolho o quê, professora, como é que se faz isso?
E rimos as duas e ria-se o pai dela que, entretanto, entrara no escritório.
Ah, a senhora é que é a tal professora de português de que a Lorena tanto falava e ainda fala?
Pelos vistos, sou!
Paguei, despedi-me e a Lorena ainda disse, nunca mais tive nenhuma professora de português tão boa... A professora marcou a minha vida e a dos meus colegas.
Lorena, este meu dia não podia acabar melhor, gostei de te rever, adorei recordar contigo esse ano, a tua turma...
Até daqui a 1000 km, professora!



1 comentário:

Mona Lisa disse...

Recordações que "sorriem"!

Beijos.