terça-feira, 19 de julho de 2011

A importância da pontuação


Costumo fazer exercícios destes com os meus alunos. Eles, ao princípio, acham dificílimo, mas depois querem fazer mais, e mais, e mais...



'Um homem rico estava muito mal, mesmo à beirinha da morte. Pediu papel e caneta e escreveu assim:

'Deixo os meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada dou aos pobres. '

O coitado morreu antes de fazer a pontuação. Afinal, a quem deixava ele a fortuna? Eram quatro os possíveis herdeiros: a irmã, o sobrinho, o alfaiate e os pobres.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:

Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.

3) O alfaiate pediu uma cópia do original e puxou a brasa à sua sardinha:
Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres.

4) Depois, chegaram os pobres da cidade... O mais sabido fez esta interpretação:
Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Dou aos pobres.


Moral da história:


"A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras.
Nós é que fazemos a pontuação. E isso faz toda a diferença..."



4 comentários:

mfc disse...

Uma muito boa lição!

Rui Correia disse...

Lembro-me de outro clássico: um homem escrevia, no tempo do fascismo, numa parede com tinta a seguinte frase:
Morte ao Salazar Não é amigo do povo.
Um polícia apanhou-o em pleno acto e, em pânico o homem disse que o polícia o tinha apanhado ainda antes da pontuação. O polícia deixou-o então concluir:

Morte ao Salazar?
Não! É amigo do Povo!

Rita disse...

Também faço exercícios com esta e muitas outras que postarei um dia desses, Rui.
Bj

Rita disse...

mfc, podes crer que é mesmo uma boa lição. Os garotos acham que a pontuação não é importante! E a partir deste exemplo vêem que é realmente importante pontuar um texto.
Bj