quarta-feira, 27 de julho de 2011

Afinal, para que servem os exames?


Fizeram-se os exames e tinha decidido não comentar nada a respeito dessas malfadadas provas. Mas, depois de ter visto correr tanta tinta sobre o assunto, aqui estou eu também a desabafar e não mais do que isso!


Os exames servem para quê?

- Para aferir... Para ver se os alunos estão todos ao mesmo nível... Para ver se os professores deram a matéria toda... Para ver se os professores ensinaram bem os alunos... Para, para, para, para e, ainda mais, para...
Chovem a todo o momento mil opiniões sobre o assunto.
Tretas, tudo tretas!
Os exames parecem ser "cozinhados" ao sabor do bom ou do mau-humor dos senhoresfazedoresdeexames.
- Este ano estamos bem-dispostos, sai uma fornada de exames fáceis!
- Este ano estamos assim-assim, sai um conjunto de exames assim-assim!
- Este ano, estamos muito, mas muito bem-humorados e, a bem da nação, sai uma fornada de exames para "atrasados mentais".
- Este ano, estamos pior que estragados com o sistema, com os ditotes de meio mundo e os ditoches de outro meio, estamos mesmo muito mal-dispostos e, vai disto, exames de caixão à cova.
Assim, querem aferir o quê? Querem mostrar o quê a quem? Querem é pôr doidos os alunos, os pais dos alunos e os professores!
Os exames não deveriam ter sempre o mesmo nível de dificuldade?
Como é que eu posso medir seja o que for se umas vezes uso uma medida e logo a seguir uso outra?
Ora, eu faço os testes todos iguais para não prejudicar os alunos das minhas várias turmas... e quando isso não é possível, vejo e revejo as provas para ver se são equivalentes... E depois, aparecem os senhoresfazedoresdeexames e deitam cá para fora provas da treta, que não servem para nada, senão para facilitar a vida a uns e lixá-la a outros...
É que uns merecem mais do que outros? Parece!
Depois, há ainda as segundas chamadas dos exames!...
Expliquem-me, por favor, porque carga de água estas segundas provas são sempre muito mais difíceis. Os alunos que vão fazer esta segunda prova são mais inteligentes? Não. Muitos fazem-na porque reprovaram na primeira, outros porque querem subir a nota... O número de reprovações é sempre muito superior nesta segunda fase! Então, qual é a lógica desta discrepância?
Não há qualquer lógica! É assim porque sim!
Fazem exames porque sim, só por isso!
Ah, temos de saber se os alunos estão preparados para iniciar um outro ciclo de estudos! Ah, temos de saber se os alunos estão realmente aptos para ingressar na Faculdade! Ah! Ah! Ah!
Tretas, tudo tretas!
E assim, vamos vivendo ao sabor do humor dos senhoresfazedoredeexames!

2 comentários:

mfc disse...

Há sempre uma dose de injustiça num exame... mas eles são necessários.

Rita disse...

mfc, isso é verdade. São necessários, mas injustos não deveriam ser!

Bj